como é o tratamento?

O Tratamento é de 3 meses (90 dias).

4 refeições diárias

Tratamento a base de terapia e psicologia.

TEMOS 03 UNIDADES : SUZANO, VARGEM (prox. a BRAGANÇA) e IGARATÁ - SP e 01 escritorio/ central de intervenção na zona leste de SÃO PAULO (S. Miguel Paulista)


1ª Etapa
Aspecto Físico, desintoxicação e adaptação ao convívio; conhecimento do programa; Reeducação alimentar, bem como aspectos físicos fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da droga e do álcool.

2ª Etapa
Aspecto psicológico (autoconhecimento de seu eu interior e de sua doença) Terapias e psicologia aplicada.

3ª Etapa
Aspecto espiritual (valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a vida) Fé em um poder superior.

Os princípios fundamentais que regem nossa instituição são: o AMOR, DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ESPIRITUALIDADE, LIBERDADE e TRABALHO, visando à melhoria da qualidade de vida do dependente e sua família.

A Dependência Química é uma doença: progressiva, incurável e fatal, logo a recuperação é progressiva, contínua e traz vida em plenitude. Não existe uma cura, médico ou remédios, pois ela é incurável. O que podemos fazer é tratar e estacionar. O modelo de internação que seguimos é o de conscientização. Baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) juntamente com a técnica MINNESOTA, estamos alcançando excelentes resultados. Trabalhamos com essa metodologia a 5 anos. Até mesmo o governo estadual de SP há pouco tempo inaugurou uma comunidade para menores e estão utilizando a mesma metodologia usada por nós. (03 meses de tratamento, 12 passos, TRE, PPR, espiritualidade e psicólogos)

Oferecemos ao residente, dentro de nossas dependências o programa de doze passos, espiritualidade, terapia racional emotiva, programa de prevenção a recaída, arte terapia, vídeo terapia, laborterapia, atendimento psicológico individual e em grupo, quatro refeições diárias e demais necessidades para a recuperação do interno.

A doença da adicção tem três aspectos principais: físico, mental e espiritual. Explicaremos detalhadamente como é feito o trabalho em cada um destes aspectos.

Aspecto Físico – Compulsão e Debilidade Física

Compulsão:
Compulsão é a incapacidade de parar de usar uma vez que se tenha começado. Para estacioná-la é necessário internação em regime de liberdade restrita, é importante que o dependente se afaste da sociedade por este período justamente por causa deste aspecto da doença. A duração do período de internação é de três meses incluindo as ressocializações para pacientes que nunca estiveram internados ou tenham concluído uma internação baseada em 12 passos. O tempo é o melhor remédio para a compulsão.

Debilidade Física:
A disciplina por incrível que possa parecer é fundamental para o restabelecimento físico. O relógio biológico se ajusta novamente. Há horário para dormir e acordar, as quatro refeições do dia são feitas nos respectivos horários e equilibradas nutricional mente, porém para que isto ocorra o residente deve permanecer na casa pelo tempo sugerido. O Físico se restabelece.

Aspecto Mental – Obsessão e Estado Emocional
Obsessão:
A obsessão é o desejo incontrolável que nos leva a usar, mesmo destruindo nossas vidas. Ela força o indivíduo a usar drogas repetidas vezes, mesmo contra sua própria vontade.
Para tratar este aspecto, o adicto irá aprender as ferramentas que irão ensinar a pessoa a lidar com esta vontade de usar drogas. Esta é uma parte da doença que está sempre ativa, 24 horas, até mesmo enquanto dormimos, é ela que nos leva até mesmo a sonhar com o uso de drogas. Com o tempo limpo ela diminui, mas para qualquer adicto, cedo ou tarde terá que lidar com ela, para isso trabalhar os passos é fundamental, o interno receberá as ferramentas para lidar com esta grande dificuldade.

Estado Emocional:
O equilíbrio emocional é fundamental, normalmente a pessoa chega arrasada emocionalmente e com uma completa perda da própria identidade. A recuperação não se dá simplesmente por ficarmos limpos. Quando nos abstemos de todas as drogas (e isto também se refere ao álcool e à maconha), encaramos sentimentos com os quais nunca tínhamos lidado com êxito. Experimentamos até sentimentos que nunca éramos capazes de sentir no passado. Devemos estar dispostos a encarar novos e velhos sentimentos, à medida que eles aparecem. Aprendemos a experimentar sentimentos e compreendemos que não nos podem prejudicar, se não agirmos em função deles. Ao invés de agir, guiados por esses sentimentos, que não conseguimos controlar, nós PARTILHAMOS, para isso existem as nossas reuniões de partilha, o padrinho, os conselheiros, o coordenador e o trabalho psicológico. Partilhando, aprendemos a trabalhar os sentimentos. Há muitas possibilidades de que alguém de nós tenha tido uma experiência semelhante e possa assim partilhar o que funcionou. Os Doze Passos, os novos amigos, padrinhos, a equipe, meditação/relaxamento e conscientização da doença, todos esses fatores nos ajudam a lidar com esses sentimentos. Com o passar do tempo nossas alegrias se multiplicam ao compartilharmos os bons dias; aliviamos as nossas tristezas ao compartilharmos os maus dias. Pela primeira vez nas nossas vidas não precisamos vivenciar nada sozinhos. Agora temos um grupo, o atendimento psicológico e podemos desenvolver uma relação com um Poder Superior que pode estar sempre conosco.

Aspecto Espiritual – A Serenidade de Volta
Qualquer estilo de vida que busque uma realização espiritual parece exigir exatamente aquilo que falta na adicção: liberdade, boa vontade, ação criativa e crescimento pessoal. Com liberdade, a vida é um processo que avança e se modifica com sentido. Olha-se para frente com uma expectativa razoável de melhor e mais rica realização dos nossos desejos e um preenchimento espiritual do nosso eu individual. Essas são, naturalmente, algumas das manifestações do progresso que resulta da prática diária dos Doze Passos.
O programa espiritual, como os grupos de auto-ajuda, faz parte do tratamento e é obrigatória. A ONG não visa religião e sim ESPIRITUALIDADE. Independente da sua religião; pregamos que qualquer pessoa é aceita e pode ter um Poder Superior de sua compreensão, desde que siga às diretrizes de Ser Bondoso, Amoroso e Maior do que a pessoa.
O convívio em comunidade e igualdade é uma ação que inclui outras pessoas além de nós mesmos — uma maneira de considerar os outros tão importantes nas suas vidas quanto nós na nossa.

Atividades Terapêuticas

Grupo de Auto-Ajuda (reunião de sentimentos):
Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros. O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.

Psicoterapia:
Individual:
Este atendimento possibilita com que o residente entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. Propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico.
Familiar:
O atendimento ocorre quando necessário. Busca uma reestruturação na dinâmica familiar, possibilitando a sua reabilitação e fortalece vínculos afetivos.

Reunião de 12 Passos:
Reuniões ministradas com o objetivo de oferecer aos residentes aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos.

Laborterapia
(Terapia do Trabalho) atividade realizada no período da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da "não ociosidade", são inúmeros; por exemplo:
• Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor, etc.);
• Descobrir e desenvolver habilidades;
• Elevar sua auto-estima;
• Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção;
• Aceitar limites e regras;
• Ter disciplina;
• Perceber suas responsabilidades,;
• Assimilar a ajuda mútua;
• Desenvolver a percepção e a preocupação com o outro;
Concentração e Atenção;
• Desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade;
• Aprimoramento de conduta e caráter;
• Organização, Reabilitação física, entre outros.
*Os trabalhos são executados em grupos, divididos.

Prova:
Realizada quinzenalmente, e tem como objetivo testar os conhecimentos e incentivar o residente a estudar os passos e a literatura de NA.

Gincana do Conhecimento:
Realizada quinzenalmente, de uma forma divertida e construtiva são formados grupos para responder questões relacionadas aos passos.

Video-Terapia:
São passados filmes temáticos e aberto para discussão em grupo por um psicólogo abordando temas específicos.

Espiritualidade
Realizada diariamente, após o café da manhã é a primeira reunião do dia. Cantamos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais e cantamos novamente pedindo ao nosso poder superior (DEUS) orientação em nosso dia.

TRE - Terapia Racional Emotiva:
São reuniões semanais que ensinam o dependente a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação.

 

P.P.R – Programa de prevenção a recaída:

Essa reunião é muito importante, mostramos para o residente algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação. São os “EVITES E OS PROCURES”. EX: PROCURE um hobby, ir a sala de anônimos, uma religião, novas amizades, etc. EVITE velhos amigos, velhos hábitos, velhas idéias, etc.

Arte-Terapia:

Pela arte, mostramos para o residente como podemos lidar com nossa ansiedade, depressão, etc. Através destas reuniões existe um clima agradável de descontração, onde o residente volta a experimentar sentimentos esquecidos de sua infância.

Futebol:
O esporte visa a aprendizagem. A preocupação não é com o resultado, mas com o processo contínuo de autoconhecimento e trabalho em equipe propiciada pela prática esportiva.

Piscina:

Todo ser humano necessita de trabalho, como também todo ser humano necessita ter um laser e descanso.

Capela:

Local adequado para o contato com seus pensamentos e para uma conversa com o seu poder superior.

10.000 metros quadrados de área verde:

O contato com a natureza demonstra ao homem como DEUS é grandioso em sua infinita sabedoria.

Horta: 

Pelo cultivo de sua própria alimentação começamos a valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a maior delas, que é a VIDA.

 Alimentação:
Café da Manhã,Almoço, Lanche da tarde e  janta                                                                                                                     

Horário Livre:
Por incrível que possa parecer, o horário livre é extremamente terapêutico, pois é nele que há o convívio e o residente pode se perceber e ser notado pelos demais companheiros de como está indo sua prática e aplicação do programa.

Visita:
Tem como objetivo a reintegração familiar e visa amenizar os conflitos criados pela adicção ativa. As visitas são feitas a cada 15 dias. (autorizadas pela família ou responsável)

Ligações Telefônicas:

Muitas vezes a família não consegue comparecer as visitas ou algum membro da família não pode ir, por este motivo o residente pode receber 3 ligações por um período de 10 minutos no Maximo, para que desta maneira os outros também possam receber suas ligações. (somente pessoas autorizadas pela familia)

Grupo Familiar:
São as reuniões realizadas aos Sábados a cada 15 dias em nosso escritório, especialmente dirigidas para a família, e há também os ex-residentes que vem trazer a mensagem de força, fé e esperança e aqueles que estão terminando o tratamento participam e começam a adquirir o hábito de freqüência às salas.

 

EQUIPE:

Psicólogos (individual e em grupo)

Terapeutas / Conselheiros em Dependência química (formados pela UNIFESP, SUPERA (SENAD) e FEBRACT)

Monitores (com curso no DENARC)

Arte terapeuta

Médica (quinzenal)

Valor Masculino: Ligue 11-2031.3619 OU 2031.9740 = BAIXO CUSTO E AINDA PARCELAMOS EM 5 VEZES

Valor Feminino: Ligue 11-2031.3619  OU 2031.9740 = BAIXO CUSTO, PARCELAMOS EM 5 VEZES

Nosso site:

www.ongcriativa.webnode.com

Nosso e-mail para internações e informações:

criativa.ong@gmail.com

MSN para contato on line:

criativa.ong@hotmail.com

Nosso fone: 11-2031.3619


GRATO